Benefícios do BI: como o Business Intelligence pode otimizar processos

benefícios do BI

Entender os benefícios do BI é essencial na atualidade. Com o avanço da tecnologia e rapidez na transmissão de informações, as empresas precisam de estratégias eficazes para gerenciar seu negócio. Antes, boa parte deste gerenciamento era feito de forma intuitiva pelos profissionais, baseando tomadas de decisões em seus conhecimentos, experiências e ideias.

O crescimento do mercado e, consequentemente, da concorrência tornou necessária a modernização das empresas e seus processos de gestão. Uma das áreas mais importantes para prevenir falhas e transformar uma grande quantidade de dados em informação relevante é o chamado Business Intelligence (BI) ou “Inteligência de Negócios”.

O que é BI?

Criado pelo Gartner Group, empresa especializada em consultoria, o termo Business Intelligence é definido por um conjunto de aplicações, infraestrutura, ferramentas e práticas. Estas ações permitem o acesso e a análise de informações a fim de melhorar o desempenho de um negócio.

O BI, portanto, também atua como uma forma de suporte inteligente. Esse processo capta dados internos que são transformados em informações sobre faturamento, produtividade, relacionamento comercial, reputação etc. Eles são coletados por meio de sistemas, documentos de texto e planilhas, concentrados em um banco de dados chamado Data Warehouse e organizados em uma dashboard. Com fácil acesso a essas informações de maneira organizada, centralizada e dinâmica, a análise de dados é feita com muito mais precisão.

Vantagens e benefícios do BI

Além de auxiliar os profissionais com uma melhor análise e compreendimento do negócio, a área de BI oferece pesquisas úteis para diversos setores da empresa, mostrando exatamente onde estão as falhas e as melhores oportunidades para estruturar um projeto.

As informações propagadas pelo profissional de Business Intelligence são vantajosas, pois constatam como cada área deve agir. Estas ações podem ter foco em redução de custos, melhoria das vendas, qualidade do produto, entre outros. Tudo de acordo com os objetivos da companhia.

Entre todas as vantagens, o BI se destaca pelas seguintes características:

  • Organização e centralização de informações;
  • Auxílio na tomada de decisão e planejamento estratégico;
  • Análise baseada em dados factuais e não em suposições;
  • Segurança da informação;
  • Agilidade ao coletar e receber informações;
  • Previsão de possíveis riscos;
  • Relatórios de performance;
  • Redução de custos;

Apesar do Business Intelligence ser uma implementação tecnológica, é de extrema importância que os profissionais que trabalhem nessa área sejam muito bem qualificados. O profissional de BI precisa entender e analisar as informações de forma eficaz e completa, não deixando de transformar os dados em oportunidades e conhecimento, garantindo maior produtividade para a empresa.

Para se manter e posicionar no mercado de maneira positiva, uma empresa deve ter uma boa estratégia de gestão interna e prevenção de erros. É exatamente com esse tipo de tecnologia performada pelo BI que uma marca consegue controlar seu gerenciamento, otimizar processos, identificar oportunidades, reconhecer gargalos e prevenir falhas.

Todos os atributos do BI tem uma forte presença nos processos empresariais e, portanto, é importante que ele seja utilizado de maneira correta e valorizada. O Business Intelligence aplicado em seu devido potencial pode ajudar sua empresa a impulsionar negócios e alcançar metas e lucros.

Fonte: Glossário Gartner

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *