3 dicas para acelerar o departamento jurídico

departamento jurídico

Acelerar o departamento jurídico das empresas é um dos grandes objetivos dos gestores da área. Dessa maneira, é possível realizar todas as atividades com qualidade, garantindo a boa performance de toda a equipe.

A forma mais segura para acelerar o departamento jurídico sem perder eficiência é investindo em tecnologias. Quando empresas terceiras e softwares assumem a responsabilidade por tarefas operacionais, o dia a dia do time se torna menos moroso e burocrático.

Gestão de tarefas

Gerir tarefas aparenta ser algo simples de ser realizado. Ao se tratar de um departamento jurídico inteiro, entretanto, esse monitoramento se torna algo complexo. É necessário acompanhar de perto cada membro da equipe, a fim de entender em qual passo está cada uma das tarefas que devem ser desenvolvidas.

Ter o auxílio de um software que torna o gerenciamento das tarefas mais visual é um ótimo investimento. Com ele, é possível organizar todo o fluxo das demandas, ou seja, entender o que está sendo feito, o que precisa ser refeito e quanto tempo está sendo gasto para terminá-las.

Com esse tipo de software, além de conferir as tarefas por pessoa, também se torna simples a visualização do time como um todo.

Controle dos processos

Da mesma maneira que é possível gerenciar tarefas com um software, esse conceito pode ser replicado e aplicado em um gerenciador de processos judiciais. O departamento jurídico lida com muitas demandas desse tipo e precisa de organização para saber quais são os próximos passos a serem dados dentro de um processo.

Por isso, considerar o modelo kanban – que inicialmente foi utilizado para indicar o andamento dos fluxos de produção de fábricas – é uma forma de entender o que está acontecendo em cada processo de maneira muito mais visual, simples e clara.

A grande vantagem é que toda a equipe pode ter essa visualização, o que contribui para a comunicação interna ser mais fluida.

Lawtechs

As Lawtechs, startups que oferecem tecnologias para o jurídico e prometem a transformação digital no setor, estão em alta. Cada vez mais soluções surgem no mercado e é o momento dos departamentos jurídicos considerarem esse tipos de parceira.

Existem empresas que atuam em facilitar determinadas etapas da esteira, o que já tira um gargalo grande dentro do departamento. A tecnologia, portanto, anda de mãos dadas com todo o time, garantindo melhorias significativas no dia a dia e segurança aos processos. É a transformação digital no meio jurídico.

Docket

A Docket é uma das Lawtechs brasileiras de destaque. Eleita uma das 100 Startups to Watch, de 2019, ela oferece uma plataforma para busca, gestão e pré-análise de certidões em todo o Brasil.

Com tecnologia exclusiva, ela consegue atuar em toda a esteira de formalização de grandes empresas, otimizando os processos e reduzindo em até 80% o tempo na obtenção de documentos. A pré-análise fica por conta da inteligência artificial exclusiva, que aponta se uma matrícula de imóveis possui gravames, como hipoteca e alienação.

Dessa maneira, as equipes podem solicitar toda a documentação necessária pela plataforma Docket e receber as vias física e digitalizada dos documentos.

Coleta de dados

Ao investir em tecnologia e automação dos processos, é possível coletar uma base de dados, que é alimentada todos os dias com as atividades que a equipe realiza. Essas informações geram uma inteligência e permitem que a área seja mais estratégica, ao invés de operacional.

A partir de relatórios fornecidos pelas próprias plataformas, é possível investigar quais são os processos que estão fluidos e quais são aqueles que precisam de um investimento maior em melhorias, ou até mesmo de uma mudança no fluxo do processo.

Se você gostou dessas dicas, não deixe de conferir os outros artigos que tratam sobre melhorias voltadas para o departamento jurídico das empresas. Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Documentos Jurídicos!

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *