As lawtechs, ou legaltechs, são startups que investem em tecnologia para criarem melhorias ou soluções disruptivas para o setor jurídico. É um segmento que está transformando o meio legal e ganhando cada vez mais força no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), o número de lawtechs subiu de 2 para 200 startups entre 2017 e 2019. Isso indica um constante crescimento e uma maior percepção de importância na relação do direito com a tecnologia.
Essas tecnologias criadas resultam em mais eficiência nos departamentos jurídicos ou escritórios, possibilitando, assim, que os advogados consigam manter o foco em conteúdos mais relevantes, necessitados e de carga mais intelectual.
Os recursos utilizados dentro de uma empresa com ferramentas de uma lawtech, além de diminuírem grandes custos e auxiliam no ganho de produtividade.
O impacto do crescimento da tecnologia na área jurídica
Perante as inúmeras mudanças, o departamento jurídico viu a inevitabilidade de se unir a tecnologia, visando mais facilidades e melhorias, resultando em um melhor atendimento aos clientes e demandas. Segundo estudo do Tribunal de Ética da OAB-SP, dentre mais de 400 escritórios entrevistados, 74% utiliza softwares para a geração automática de documentos e 44% já utiliza softwares auxiliares nas atividades jurídicas.
Contudo, muitos juristas ainda temem por inovações ao pensarem que serão substituídos pelos sistemas oferecidos, quando na verdade, as plataformas são desenvolvidas para auxiliar o dia-a-dia, minimizando processos mais operacionais e estimulando as decisões e atividades mais importantes.
Os serviços podem ser vistos, então, como ferramentas de melhorias para um melhor desempenho dos profissionais da área.
Docket
Fundada em 2016, a Docket é uma lawtech que traz soluções inovadoras na busca, gestão e pré-análise de documentos em todo o Brasil, além de ser especializada na otimização e automação de processos.
Além da redução de 80% do tempo no prazo de obtenção dos documentos, a plataforma da Docket, através de Inteligência Artificial, realiza a pré-análise de matrículas de imóveis identificando gravames como hipoteca e alienação. A agilidade e a praticidade oferecida pela Docket acarretam um aumento significante de produtividade, além da maior organização e ganho de tempo nas principais operações que envolvem documentos.Quer saber mais sobre a Docket e como a lawtech pode impulsionar os resultados da sua empresa e departamento? Clique aqui e entre em contato!