3 Inovações jurídicas para implementar no seu departamento

inovações jurídicas

As inovações jurídicas vêm revolucionando o ambiente legal em inúmeros aspectos. As transformações trazem, principalmente, melhorias e soluções para os serviços da área, apoiando a conquista de uma  maior produtividade, mais agilidade nos processos e redução de tempo das atividades. 

Hoje em dia, com o grande crescimento das inovações, os departamentos jurídicos se tornaram mais modernos, oferecendo melhores resultados e segurança para as empresas. 

Assim como em diversas áreas de negócio, a transformação digital tem possibilitado uma série de melhorias para os departamentos jurídicos, principalmente através das lawtechs e legaltechs. Confira as 3 inovações jurídicas para implementar no seu negócio. Confira! 

1. Automação Processual Jurídica

Trazendo uma grande redução de tempo para os profissionais do direito, os softwares de automação e gestão de documentos possibilitam a priorização das atividades que possuem um maior nível de complexidade, além de reduzirem a possibilidades de erros e a demanda de tempo das tarefas mais operacionais.

Além disso, a automação dessas tarefas reduz a manipulação de documentos em papel, acelera análises e gerenciamentos, possibilita maior facilidade do armazenamento das informações e reduz custos adicionais de tempo e de menor produtividade.  

2. Inteligência Artificial

 Atualmente, a inteligência artificial está constantemente presente em nosso dia a dia, não importa se pelos celulares, internet, TVs ou carros, a inteligência artificial já facilita uma série de atividades no nosso dia-a-dia. Com o universo legal não é diferente.

Muitos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas já estão se aliando ao uso da tecnologia de IA, usando-a como um assistente virtual, coletando dados, analisando diferentes tipos de documentações, entre outras funcionalidades, o objetivo da implementação da inteligência artificial, é sempre melhorar os negócios e reduzir os custos. 

É como no caso da Docket, legaltech que torna simples a busca, gestão e pré-análise de documentos cartorários e forenses em todo Brasil e que, em 2019, lançou uma tecnologia de inteligência artificial que pré-analisa matrículas de imóveis em menos de um minuto, aprontando gravames como hipoteca e alienação fiduciária – com 93% de acurácia, levando muito mais celeridade e assertividade na aprovação ou não de uma série de operações.

3. Jurimetria

Utilizando uma base de dados estatística e tecnologia, a Jurimetria tem como principal objetivo antever a probabilidade de resultado de alguma decisão jurídica referente a um processo.

Para isso, em muitas vezes,  a inteligência artificial é utilizada na Jurimetria para analisar o histórico de resultado de determinados processos, e consequentemente, criar potenciais estatísticos para a possível sentença, permitindo reações mais rápidas para garantir melhores resultados.

Gostou das nossas dicas sobre as inovações jurídicas? Já implementou alguma delas? Deixe o seu comentário e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do Documentos Jurídicos!

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *