Como a tecnologia jurídica impacta o direito?

tecnologia jurídica

A transformação digital já é uma realidade até nos setores mais tradicionais do mercado. No direito não é diferente! A tecnologia jurídica tem trazido soluções cada vez mais completas e avançadas para auxiliar no dia-a-dia dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

No acompanhamento de processos, no uso da inteligência artificial ou da tecnologia na gestão de documentos, as inovações jurídicas têm sido aplicadas com cada vez mais frequência e efetividade.

Entender as inovações, seus impactos e como elas serão aplicadas será fundamental para o crescimento e desenvolvimento do direito. A tecnologia jurídica é uma aliada e não um empecilho no dia-a-dia jurídico.

Se adequando às novas tecnologias

O principal objetivo da transformação digital no ambiente corporativo é eliminar problemas e possibilitar soluções mais rápidas e assertivas, criando facilidades e proporcionando maior eficácia, principalmente nas tarefas operacionais.

Quando pensamos na tecnologia jurídica e a transformação digital aplicada ao direito, os objetivos são os mesmos. A rotina dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia envolvem algumas atividades operacionais que representam menor impacto direto nos resultados e demandam muito tempo. Esse cenário acaba impulsionando os custos.

Diversas soluções e softwares são voltados para possibilitar que essas tarefas sejam realizadas mais rapidamente e com menor possibilidade de erro, por isso, são grandes aliadas do universo jurídico.

O profissional do futuro, terá que se adaptar à tecnologia jurídica. Habilitar um mindset muito mais orientado para o resultado estratégico para adequar-se cada vez mais, a esse novo cenário.

Lawtechs

Com a tecnologia cada vez mais aplicada ao universo jurídico, empresas voltadas para o desenvolvimento de inovações jurídicas são cada vez mais comuns. As lawtechs são startups que unem advocacia e tecnologia, criando soluções para melhorias do setor.

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), já conta com mais de 50 startups registradas no Brasil, em 2017, esse número era de apenas 20.

Docket

A Docket é uma lawtech que torna simples a busca, gestão e pré-análise de documentos cartorários e forenses em todo o Brasil. Dessa maneira, reduzindo custos e tempo na obtenção dos documentos em até 80%.

Um ótimo exemplo de como a tecnologia jurídica tem auxiliado e potencializado ganho e produtividade no direito.

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *