Definindo metas para o departamento jurídico

metas para o departamento jurídico

As metas são um dos meios mais utilizados para potencializar os resultados de uma empresa. Para o setor jurídico, não é diferente! As metas são o caminho para tornar o setor focado e tomar ações mais ativas do que reativas, participando diretamente dos resultados do negócio. Por isso, as metas para o departamento jurídico são tão importantes.

As metas para o departamento jurídico precisam estar relacionadas à produtividade e ser mensuráveis. Dessa forma, é possível identificar quais são mensuráveis com qualidade e acurácia. Além disso, elas devem fazer sentido e seguir os objetivos estratégicos.

Departamentos jurídicos integrados

O jurídico atua em vários departamentos estratégicos da empresa, a exemplo do financeiro e do comercial. Em diversos processos dessas áreas, o jurídico atua de maneira direta e a boa execução é fundamental para potencializar e acelerar os ganhos.

Uma das alternativas para aumentar a produtividade do setor é unificar as metas de outros departamentos, colocando-as em conjunto com as metas para o departamento jurídico.

Essa ação integra ainda mais a empresa como um todo, posiciona o jurídico como parte fundamental na estratégia do negócio e estabelece números mensuráveis, nos quais esse departamento pode influenciar diretamente.

Metas específicas

Para departamentos jurídicos não integrados a outras áreas da empresa, existem algumas possibilidades de metas. Veja a seguir!

Eficiência operacional

O desempenho do departamento é uma das opções de meta. E ele pode ser mensurado de várias formas: prazo de entrega, qualidade, produtividade, entre outras.

Além de definir os objetivos para a equipe, quando as metas para o departamento jurídico e os números são estabelecidos, pensando em eficiência operacional, cria-se a possibilidade de mensurar se o desempenho é satisfatório.

Redução de custos

Uma série de negócios tem custos que envolvem ações judiciais. A redução desses custos pode ser um dos objetivos direto do negócio, em determinado período. Por isso, definir uma porcentagem de redução pode ser um ótimo objetivo para seu departamento jurídico.

Satisfação do cliente

Por fim, mensurar os fatores de satisfação dos clientes (internos ou externos) do departamento jurídico, como nível de satisfação, número de reclamações, entre outros, é fundamental para entender mais sobre a qualidade do serviço.

Melhorar esses índices pode ser um bom começo para definir metas e impulsionar o departamento jurídico da sua empresa.

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