Projetada para o primeiro semestre do ano, a medida provisória do agronegócio, segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, deverá ser publicada ainda no mês de setembro.
Segundo o secretário Eduardo, a MP do Agro possibilitará mais instrumentos para migração do apoio público ao financiamento privado do campo. No projeto, foram 16 equipes entre o Ministério da Agricultura, Ministério da Economia, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Medida Provisória do Agronegócio
Para investimentos em armazenagem e o acesso de mecanismo de equalização para instituições financeiras autorizadas a operarem o crédito rural, a Medida Provisória do Agronegócio incluirá linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para cerealistas.
A MP do Agro também tratará do fundo de aval fraterno, patrimônio de afetação e Célula Imobiliária Rural (CIR), Cédula de Produto Rural (CPR) em dólar, e de melhorias nos títulos do agronegócio (LCA, CDA/WA, CDCA e CRA).
Essa é mais uma das ações do governo para potencializar o agronegócio no Brasil. Em Agosto desse ano, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançaram a Câmara Agro 4.0 para estimular o desenvolvimento tecnológico no campo.
Quer acompanhar todas as novidades do Agronegócio? Assine nossa newsletter e receba nossas principais matérias por e-mail!