Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (15/08) no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o governo federal lançou a Câmara Agro 4.0, uma ação conjunta entre o MCTIC e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para estimular o desenvolvimento tecnológico no ambiente rural.
Com a discussão de estratégias e expansão da internet no campo, a Câmara tem como principal objetivo a implantação de tecnologias e serviços inovadores para estimular o desenvolvimento do Agronegócio modernizando-o e tornando-o mais produtivo.
Segundo o ministro MCTIC, Marcos Pontes, “Precisamos incentivar novas empresas, startups, para aumentar cadeia produtiva dentro da área do agronegócio”. Com a instituição da Câmara Agro 4.0 os ministérios passam a pensar de maneira conjunta as ações concretas para incentivar a implementação desses novos negócios.
Plano Nacional de IoT e o Agro
Identificada como uma das áreas prioritárias no Brasil, o Agronegócio é parte fundamental no desenvolvimento nacional e por isso tem destaque na estratégia brasileira de transformação digital.
Nessa composição, a Câmara Agro 4.0 surge vinculada ao Plano Nacional de IoT para estimular a tecnologia da Internet da Coisas e gerar maiores possibilidades de negócio para o ambiente rural.
E você? O que espera das ações tecnológicas no Agronegócio? Deixe sua opinião nos comentários e assine a newsletter do Documentos Jurídicos para acompanhar todas as nossas novidades!