O que é SWOT? Aplicando a matriz ao seu negócio!

SWOT

Identificar e analisar todos os fatores internos e externos que podem influenciar o seu negócio é o principal objetivo da matriz SWOT. Conhecer a fundo seu mercado e produto/serviço pode fazer toda diferença para alcançar os resultados, entender tendências e melhorias.

A SWOT analisa as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) inerentes ao negócio e ao mercado. Mas como fazer essa análise e aplicar a matriz na prática?

Análise de ambiente interno

O primeiro passo para realizar uma análise concreta sobre as expectativas e potenciais do seu negócio, é conhecer a fundo seu produto, serviço e/ou empresa. Seja para uma ação de marketing ou projetos mais abrangentes, identifique as principais forças e fraquezas do seu business.

Força

Primeiro ponto da matriz SWOT, as forças são todas aquelas vantagens que você tem perante a sua concorrência. São os fatores que podem ser explorados em seu negócio: produtos mais vendidos, diferenciais mercadológicos, motivos pelo engajamento do seu público, entre outros.

Identifique-as, documente e saiba entender aqueles pontos em que o potencial do seu negócio pode ser aprofundado.

Fraqueza

Muitas vezes, optamos por fechar os olhos quando o assunto é expor fraquezas, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional.

A análise SWOT faz questão de evidenciar as fraquezas. Afinal, sem conhecê-las, não conseguimos corrigi-las e melhorar!

Identifique as fraquezas que podem prejudicar seu negócio, ou seja, aquelas que podem ser aprimoradas a fim de potencializar os resultados.

Análise de ambiente externo

Nem todos os fatores que podem impactar os resultados do seu negócio estão no controle da empresa. Mercado, política, fatores sociais e muitos outros podem trazer benefícios ou prejudicar em vários aspectos.

É fundamental se atentar ao que está ao redor. Só assim será possível perceber e captar com efetividade as oportunidades e ameaças que podem gerar mudanças no cenário da sua empresa.

Oportunidades

Todos os fatores externos capazes de auxiliar ou potencializar os negócios, de uma maneira significativa. Por isso, também é necessário prestar atenção e investir nas oportunidades.

Ameaças

Algumas mudanças podem prejudicar o negócio de várias maneiras. Conheça e acompanhe as que podem ser consideradas ameaças, a fim de se precaver e se preparar para agir em diferentes cenários.

A matriz SWOT na prática

Após mapear todos os fatores da análise SWOT, você terá um banco de dados muito significativo para basear uma série de ações estratégicas e operacionais do negócio. Planejamento estratégico, ações de marketing, lançamentos de produto etc.

Busque sempre corrigir as fraquezas, potencializar e destacar as forças, aproveitar as oportunidades e estar atento a todas as ameaças. Focando nas prioridades, você torna os processos mais eficazes e toma decisões estratégicas com informações inteligentes e importantes para o sucesso das suas ações.

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