Crédito tem o maior crescimento desde 2012

alta crédito

No cenário complexo da economia brasileira e o momento frágil do mercado de trabalho, o empréstimo tem sido um estímulo para o consumo das famílias. O crédito para as pessoas físicas alcançou o maior crescimento dos últimos 7 anos.

No ano de 2019, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) com dados do Banco Central, a concessão de crédito para a pessoa física subiu cerca de 11% entre janeiro e setembro. Crescimento calculado em termos reais, quando se desconta a inflação.

Esse é o melhor resultado para o período desde 2012:

Gráfico Aumento de Crédito BR

Segundo o economista do CNC Fábio Bentes: “Há muito tempo o crédito não tinha uma expansão tão significativa. Essa maior concessão tem força para ajudar a economia brasileira no curto prazo”.

A retomada do otimismo

O Brasil enfrentou alguns anos de recessão e de baixo crescimento econômico. Porém, esse não é mais o cenário. Aos poucos, o país vai retomando o potencial econômico e superando os períodos recessivos nos quais as buscas por empréstimo caíram.

“O cenário econômico parou de piorar. O país não vive mais uma recessão, e as famílias aos poucos voltam a tomar crédito“, afirmou o economista da consultoria 4E Bruno Lavieri.

Em volume, o resultado também é o melhor desde 2012, alcançando R$ 1,59 bilhão de janeiro a setembro de 2019.

O crescimento do crédito gera uma expectativa no aumento do consumo das famílias, espera-se que isso possa contribuir para o aumento do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) ao longo dos próximos anos. Para isso, é fundamental que a relação do emprego no Brasil, também melhore.

A queda dos juros também pode auxiliar no crescimento do crédito no Brasil. A expectativa é que haja uma redução na taxa básica de juros (Selic), que está hoje em 5% ao ano. Segundo os analistas consultados pelo relatório Focus, do Banco Central, o esperado é que esse número chegue aos 4,5% até o final de 2019.

Como você espera os impactos do crescimento do crédito no mercado brasileiro? Deixe nos comentários e assine a newsletter do Documentos Jurídicos para receber todas as nossas novidades!

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *