A tecnologia e o direito têm andado de mãos dadas, devido à transformação digital e à busca por soluções que auxiliem no dia a dia das equipes jurídicas. A necessidade de acelerar entregas sem perder qualidade e de potencializar resultados do mundo dos negócios acabou alavancando a inserção da tecnologia nos processos.
Acelerando os departamentos jurídicos
O departamento jurídico precisa lidar com uma série de complexibilidades processuais e organizacionais. Elas geram gargalos e atrasos em operações importantes para toda empresa, por isso o objetivo de lideranças empresariais é acelerar os processos e eliminar entraves.
A tecnologia, portanto, acabou se aproximando não apenas dos profissionais do jurídico, mas também de áreas que realizam operações relacionadas. Dessa forma, o dia a dia de equipes inteiras se tornam mais ágeis, menos operacionais e com maior organização.
Um exemplo de tecnologia, que já foi falado aqui no Documentos Jurídicos, é o desenvolvimento do GED (Gestão Eletrônica de Documentos).
A tecnologia Jurídica aplicada
Lawtechs e legaltechs são empresas com foco na relação da tecnologia com questões legais e paralegais, criando produtos e serviços que possam agilizar uma série de atividades jurídicas.
A Docket é um exemplo disso. Fundada em 2016, a startup revolucionou a esteira de busca, gestão e pré-análise de documentos no Brasil. Com tecnologia exclusiva, a plataforma reduz em 80% o prazo na obtenção de documentos, além de pré-analisar matrículas de imóveis com Inteligência Artificial, identificando gravames no documento com 93% de acurácia.
Quer acompanhar todas as novidades do mundo jurídico, da tecnologia e dos negócios? Assine nossa Newsletter e receba todas as publicações do Documentos Jurídicos!