Alienação fiduciária tem alta de 21% em São Paulo

empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como home equity, é uma das modalidades mais importantes na concessão de crédito e tem crescido na capital paulista. A alienação fiduciária, que trata sobre a transferência de bens ou direitos, é utilizada justamente nessa modalidade de empréstimo.

Segundo a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), nos últimos 12 meses em São Paulo, o número de registros de alienações fiduciárias (dar um imóvel como garantia de crédito) cresceu 20,7%.

No período mencionado, a Arisp também destacou a queda de 42,8% nas execuções extrajudiciais (intimações de devedores) e de 24,3% nas consolidações da propriedade (quando o devedor perde o imóvel).

Boas expectativas para o empréstimo com garantia de imóvel

Atualmente, o empréstimo com garantia de imóvel representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Porém, a expectativa para o home equity é de muito crescimento. No dia 6 de agosto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto anunciou que o home equity pode injetar R$ 500 bilhões na economia, quase dobrando a carteira atual de crédito imobiliário.

Já o presidente da Credihome, Bruno Gama, disse: “Essa taxa atual é muito baixa se comparada a países desenvolvidos ou mesmo outros países da América Latina. Com juros em queda, destravamento e simplificação do processo de registro de cartório e os incentivos adequados, o volume de home equity pode chegar a 10% em 8 a 10 anos e até 20% em 20 anos – número que se aproxima dos R$ 500 bilhões citados pelo Banco Central”.

E você, o que espera do mercado de crédito com garantia imobiliária do Brasil? Deixe suas expectativas nos comentários e assine a newsletter do Documentos Jurídicos para receber todas as nossas novidades!

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *