Mercado imobiliário tem alta no estado de São Paulo

mercado imobiliário

Segundo pesquisa realizada pela Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo (Arisp) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgada no dia 30 de setembro de 2019, o mercado imobiliário tem voltado a crescer.

Entre julho de 2018 e junho de 2019 o número de compra e venda de imóveis em São Paulo, foi de 613,3 mil. Esse número representa um aumento de 5,97% no acumulado de 12 meses em comparação ao período anterior.

Além dos números de compra e venda, baseado nas informações de cartórios, a pesquisa apurou as transferências de registro de imóveis. Em 12 meses, até junho deste ano, foram 919,1 mil, incluindo heranças, doações e partilhas de bens.

Patrícia Ferraz, coordenadora de pesquisas da Arisp afirmou que: “Nós estávamos em uma curva ascendente em 2012 e em 2013, 2014, por conta da crise política e econômica, o mercado imobiliário sofreu. Então, tivemos uma curva descendente que só começou a ser revertida em 2016”.

Redução nas execuções das alienações fiduciárias no mercado imobiliário

É fundamental para boas perspectivas de um ramo, que a sua inadimplência esteja controlada. Segundo a Patrícia “Quando a inadimplência cai, quando o mecanismo de recuperação de crédito é eficiente, a população, de um modo geral, que precisa do financiamento para a aquisição da casa própria é beneficiada”.

A queda no número de execuções de alienação fiduciária é outro indicador que gera boas perspectivas para o mercado imobiliário. Em setembro de 2018, para cada 100 imóveis registrados, 77% eram executadas. Em junho de 2019, esse número caiu para 52,3%.

“As estatísticas da alienação fiduciária de imóveis mostram que tivemos um pico, um número muito grande de execuções em financiamentos imobiliários e empréstimos com base em imóveis, que cedeu. Cedeu com muita força desde o ano passado. O número de execuções iniciadas despencou”, completou a Patrícia.

E para você, quais são as perspectivas para o mercado imobiliário? Assine a newsletter do Documentos Jurídicos e recebe todas as nossas novidades!

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *