O desenvolvimento sustentável é um dos principais desafios na economia mundial. Crescer e potencializar ganhos sem prejudicar de maneira significativa os recursos naturais do planeta é o objetivo principal de várias organizações. Na construção civil, isso não é diferente.
Os resíduos da Construção Civil
Setor fundamental para o desenvolvimento nacional, a construção civil é super importante em uma série de aspectos. Já na perspectiva ambiental e sustentável, vários pontos precisam ser ajustados para um cenário mais equilibrado e com um desenvolvimento sustentável.
O maior desafio para esse equilíbrio são os resíduos provenientes das construções – sejam elas das mais simples até mesmo os grandes empreendimentos.
De acordo com a Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição), os resíduos da construção civil já passam das centenas de milhares de quilos por ano. É fundamental para o desenvolvimento sustentável do setor que o tratamento desses resíduos sejam considerados desde o momento do planejamento da obra.
Como crescer de maneira sustentável?
Algumas ações são fundamentais para levar maior sustentabilidade aos seus empreendimentos e contribuir de maneira mais efetiva com o meio ambiente. Confira algumas delas, para aproximar ainda mais o seu empreendimento com o desenvolvimento sustentável!
Reciclagem de Resíduos
Mesmo produzindo uma grande quantidade de resíduos, ainda é possível minimizar os impactos ambientais, já que boa parte desse material é reciclável.
Invista em ações de reaproveitamento desses resíduos com a reciclagem, tornando sua construção mais sustentável.
Água
Otimize ao máximo todos os gastos com água. Reforce com todos da equipe a necessidade de economia desse recurso.
Uma alternativa super efetiva é aproveitar a água da chuva, reduzindo custos e incentivando o desenvolvimento sustentável.
Canteiro de obras e comunidade
Variando conforme a intensidade da obra, algumas construções podem impactar determinadas áreas, no próprio local da obra e até em alguns pontos ao redor.
É fundamental responsabilizar-se pela recuperação desses lugares, aumentando as áreas verdes e gerando “retorno” à comunidade. Afinal, o desenvolvimento sustentável também é social.
Gostou das dicas? Você conhece outra que possa potencializar o desenvolvimento sustentável na construção civil? Deixe nos comentários! Aproveite e confira nosso post sobre a importância da matrícula de imóvel para a construção civil.