Um dos principais desafios da gestão jurídica é participar ativamente das ações estratégicas do negócio e contribuir de maneira mais clara e direta para os avanços de resultado da companhia. Por isso, estabelecer um planejamento estratégico jurídico é fundamental.
O planejamento estratégico já é muito aproveitado em diversas áreas organizacionais desde o marketing até o financeiro. Quer saber como implementar o planejamento estratégico na gestão jurídica? Acompanhe este post!
Implementando o planejamento estratégico no departamento jurídico
A estratégia jurídica é o primeiro passo da estruturação do planejamento. Sua finalidade é ajudar a definir quais serão os objetivos traçados para o departamento jurídico e quais serão os principais caminhos para alcançá-los. Não esqueça que os objetivos devem estar alinhados com os objetivos da companhia e a forma de chegar lá deve ser compartilhada com a equipe.
Para isso, a organização, coordenação e o incentivo às pessoas é fundamental! Implementar uma mudança desse nível pode assustar o departamento e reforçar a importância da gestão jurídica e do planejamento estratégico pode significar alcançar ou não os resultados das ações.
Desenvolva as pessoas
A equipe é a parte mais importante do planejamento estratégico jurídico. Ações bem mapeadas e definidas não são suficientes, se a operação não estiver engajada e implementada conforme o estabelecido no planejamento.
Portanto, a gestão jurídica precisa impulsionar e dar ferramentas para que o departamento siga as estratégias e alcance os resultados.
Acompanhe e mensure resultados
Definidos os objetivos, os passos para alcançá-los e tendo uma equipe engajada, é preciso acompanhar e mensurar os resultados!
Mensurar de maneira recorrente os avanços do departamento possibilitará ao gestor fazer as alterações, cobranças e modificações necessárias para alcançar os objetivos do setor. Por isso é importante acompanhar, sempre com foco no objetivo final, para garantir os resultados.
Alguma dica ou dúvida sobre a gestão jurídica e o planejamento estratégico? Deixe nos comentários. Confira também nossas dicas sobre o departamento jurídico e o controle dos prazos!