Mapear processos é uma das metodologias mais eficazes para quem está em busca de operações fluidas, sem gargalos e/ou atrasos. Entretanto, essa técnica vai além, permitindo que equipes e toda a empresa consiga desenvolver um time muito mais produtivo e focado em performance e resultado.
Quando realizamos o mapeamento de processos, como já explicamos aqui no DJ, possibilitamos que o nosso trabalho e o trabalho de nossa equipe sejam mais estratégicos. Aproveitar o tempo e investi-lo em tarefas que deem muito mais retorno traz resultados mais eficientes e alcançar os objetivos, como time ou empresa, se torna algo próximo.
Estabelecer processos e aumentar a produtividade
Ao passo que sua produtividade contribui para os processos da empresa serem feitos de forma mais rápida, o inverso acontece. Os processos aumentam a produtividade, já que eles garantem que há uma padronização e os colaboradores sabem qual é o caminho a ser seguido nessa e nas próximas etapas do fluxo.
A partir disso, é possível identificar diversas vantagens. O primeiro deles é que a organização e a padronização dos processos diminuem os possíveis erros cometidos ao longo das operações. Não quer dizer que não vai mais existir erros, entretanto os times ficam melhor estruturados e conseguem trabalhar com as demandas, como acordado anteriormente.
Há duas consequências positivas conquistadas com a diminuição dos erros. A primeira delas é a redução de custos e, nesse caso, também precisamos lembrar a famosa frase “tempo é dinheiro. A falta de padrão gera erros e os erros geram retrabalho, ou seja, os colaboradores precisam refazer algumas tarefas devido a erros – às vezes muito simples.
A segunda é o lucro. Quando asseguramos que os colaboradores e times tenham processos, damos um direcionamento a todas as ações e eles se sentem mais seguros. Com um trabalho mais rápido e assertivo, o retorno financeiro para a empresa se dá de maneira mais acelerada. Além disso, os funcionários têm mais tempo para investir em tomadas de decisões estratégicas e que fazem sentido para a companhia.
É importante mencionar que uma equipe ou uma empresa que conta com processos bem estruturados e definidos conseguem gerar valor para a empresa. Isso implica em uma satisfação maior de consumidores e até mesmo em um bom relacionamento com os fornecedores que trabalham para a empresa.
Como pudemos ver, desenhar processos bem estruturados garantem inúmeras vantagens às empresas. Eles permitem um equilíbrio maior entre as atividades e desenham de maneira simples e clara as interfaces entre times, cargos e funções, dando um direcionamento melhor a cada uma das etapas. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionamentos a empreendedorismo e negócios? Inscreva-se em nossa Newsletter e recebe todas as novidades do DJ!