A Due Diligence, ou diligência prévia, vai muito além de uma simples auditoria. Aprofundando em fatores ambientais, contábeis, entre outros, a auditoria de Due Diligence avalia os riscos dos negócios em geral.
Com objetivo de antecipar riscos, antes que possíveis problemas apareçam, a auditoria de Due Diligence tem sido cada vez mais frequente nos departamentos legais e de compliance. Diferente de uma simples auditoria, que normalmente é realizada após uma determinada ação.
Para o sucesso da Due Diligence, o recurso humano envolvido precisa ser extremamente competente e confiável. Afinal, informações sensíveis serão compartilhadas e o sucesso do processo é fundamental para o negócio.
Mas como faço a auditoria de Due Diligence para a minha empresa? O Documentos Jurídicos te explica!
Planejando e executando a auditoria de Due Diligence
O planejamento de um processo tão importante é fundamental para o sucesso da ação. Avalie toda a natureza do negócio e qual o objetivo da Due Diligence para estruturar os próximos passos e a execução.
Monte e motive sua equipe
Os responsáveis pela auditoria de Due Diligence precisam estar em sinergia com o time de colaboradores. A troca de informações será constante, assim como a necessidade de auxílio de praticamente todos os departamentos.
Se a empresa como um todo não entender a necessidade da Due Diligence, e a importância dela para o negócio, rupturas podem surgir e prejudicar resultados da empresa como um todo. Não se limite na montagem da equipe e motivação da empresa.
Auditoria na prática
A prática exige uma série de análises para embasar as principais decisões do negócio. Confira alguns dos principais documentos que são necessários para uma Due Diligence bem estruturada:
– Contrato social;
– Livros fiscais;
– Demonstrativos financeiros e balanços;
– Documentações do patrimônio – ativos e passivos (matrícula de imóvel, escritura, entre outros);
– Certidões fiscais;
– Documentações dos recursos humanos: salários, encargos, benefícios etc;
– Atas de reuniões;
– Declarações de imposto;
– Comprovantes de operações contábeis e de pagamentos de tributos;
– Órgão diretamente ligados ao ramo de atividade e legislações específicas que regem o seu segmento.
É importante ressaltar que cada auditoria de Due Diligence terá sua especificação de documentos e contatos que serão necessários para uma análise completa que correspondem aos objetivos traçados no planejamento.
Mensure resultados
Acompanhar os resultados em cada etapa do processo é muito importante. Só assim será possível realizar os ajustes de maneira rápida e que gerem resultados efetivos.
Compartilhe os progressos com as pessoas envolvidas, isso dará maior senso de propriedade e visibilidade à Due Diligence.
Gostou das nossas dicas? Quer saber como realizar uma Due Diligence mais ágil? Assine a newsletter do Documentos Jurídicos e receba as melhores dicas jurídicas e de gestão para o seu negócio!