O plano de negócios é fundamental para quem está começando uma empresa ou planejando uma expansão. Nesse estudo, os objetivos, as bases, as oportunidades e a viabilidade do negócio se materializam. Mas por onde começar um plano de negócios?
Antes mesmo de descrever o modelo de negócio, os produtos, serviços e demais questões essenciais para a companhia, é fundamental entender que existe um universo no qual a empresa estará inserida. Por isso, conhecer as variáveis do mercado é crucial para o sucesso do seu negócio.
Análise de mercado
Conhecer o público-alvo e suas necessidades, concorrentes e fornecedores ajuda a entender a viabilidade do negócio, mover e direcionar ações de estratégia e comunicação, a fim de ter assertividade e, consequentemente, resultados positivos. Além disso, torna-se mais fácil de prever e antecipar riscos e oportunidades.
Entender e não subestimar os fatores externos diferencia uma empresa de sucesso. Por isso, vamos detalhar os principais pontos da análise de mercado em um plano de negócios. Confira!
Público-alvo
Parte mais importante do negócio, o público-alvo é aquele considerado o consumidor dos seus produtos e serviços. Toda a comunicação e estratégia deve ser focada nessa persona, por isso é tratada como prioridade para qualquer negócio e o conhecimento sobre ela precisa ser aprofundado.
Não se limite a perfis demográficos. Eles são importantes, mas não representam tudo. Invista em pesquisas e conheça todos os aspectos do público, principalmente os comportamentais.
Concorrentes
Concorrentes não são apenas seus “adversários” no mercado. Ao mapear sua concorrência, é possível perceber que ela também serve como uma grande aliada. Observe o que ela faz, aprenda com os acertos e sobretudo com os erros, para que seu negócio ganhe inteligência.
Entenda os demais players também para ressaltar seu próprio diferencial competitivo em relação a eles.
Fornecedores
É muito importante pontuar, no plano de negócios, quais serão os seus fornecedores, como será o relacionamento com eles e o quanto será investido.
Identificar e documentar toda a operação relacionada aos fornecedores dará maior visão sobre os pontos que podem e devem ser otimizados, além de relacionar custos e lucros para a precificação dos produtos.
Oportunidades e ameaças
Todo mercado está inserido em um cenário econômico, político e legal, que podem gerar oportunidades ou ameaças ao seu modelo de negócio. Busque entender esses cenários e mapeá-los para identificar e antecipar qualquer mudança que se faça necessária.
Uma empresa é dinâmica e o seu poder de adaptação pode significar seu sucesso ou fracasso.
Apenas o início
O plano de negócios envolve vários outros fatores, que são tão importantes quanto a análise de mercado. Aqui no Documentos Jurídicos você encontra outros artigos sobre como fazer um plano de negócio e as etapas do plano de negócio.
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