Manter todas as atividades dentro do padrão de qualidade e especificações legais são fundamentais para o bom desempenho de qualquer empresa. Nesse cenário, os programas de compliance são cada vez mais importantes para evangelizar a cultura e inspecionar para que as entregas sigam os padrões e regras.
O compliance é um processo importante de auto regulação que reflete os valores e culturas da organização, garantido qualidade e responsabilidade com as diretrizes do negócio.
Mas como implementar o compliance?
Mesmo que não exista uma regra pré-definida para implementar o programa de compliance, é importante adequar-se as leis específicas que sua empresa precisa seguir, além de algumas etapas que podem ajudar a execução.
Confira aqui no DJ X passos para implementar o compliance:
1 – Alinhe conduta e especificações
É fundamental que a conduta, os valores e a conduta estejam bem estabelecidos. Identifique com a liderança do negócio quais são os objetivos reais, eles deverão nortear todas as ações não só da equipe de compliance, mas da empresa como um todo.
2 – Conheça os riscos e elabore os diagnósticos
Avalie todos os problemas de conduta e quais são as leis que permeiam os departamentos, inclusive os decretos ou atitudes que possam ir contra os valores da companhia.
Com o cenário mapeado, é fundamental destacar o diagnóstico das atividades e quais os principais pontos de melhoria.
3 – Estabeleça as regras
Defina novas regras ou reitere as já estabelecidas, essas “novas condutas” irão pautar o compliance e como deverão agir os colaboradores do negócio. Essa não é uma etapa estática, e deve inclusive, adaptar-se as necessidades do negócio e as novas definições legais.
4 – Equipe
Uma equipe deve ser estabelecida para as execuções de compliance além de ser muito alinhada aos objetivos e valores do negócio. Os níveis hierárquicos podem variar conforme o investimento disponível e o nível de profundidade das demandas.
Tão importante quanto a elaboração da equipe, é imprescindível que toda a empresa seja capacitada para executar as novas diretrizes.
5 – Defina canais de comunicação
Análises, acompanhamento de anomalias e de denúncias são etapas das operações de compliance. Estabeleça canais de comunicação e os mantenha disponível para que o público interno e externo possa se manifestar e apontar melhorias.
6 – Mensure e corrija
Assim como toda ação executada no cenário corporativo, o programa de compliance deve ter os seus resultados (quantitativos e qualitativos) acompanhados, e mais importante que isso, ações de correções tomadas quando necessárias.
Gostou das nossas dicas? Lembrou de mais algum passo importante na implementação do compliance? Deixe um comentário e assine a newsletter do Documentos Jurídicos para receber todas as novidades do nosso blog!