Hoje em dia, ter o departamento jurídico mais produtivo se tornou um dos principais objetivos das empresas e dos profissionais da área. O setor jurídico é um dos departamentos essenciais de uma organização, uma vez que presta serviços de auxílio para toda a empresa.
Deve-se ressaltar que, uma das maiores dificuldades que o departamento enfrenta, é em relação ao atendimento, pois, ao trabalharem com diferentes áreas e ao mesmo tempo, é necessário que o profissional esteja preparado para lidar com diversas situações e atividades de complexidades variadas.
Confira abaixo as 5 dicas que selecionamos para tornar o seu departamento jurídico mais produtivo e aumentar sua eficiência:
1. Tempo e agenda
É de extrema importância que um profissional do mercado jurídico possua grande senso de organização em relação à sua agenda, para que possa ter controle total da mesma e de seus compromissos, estejam eles relacionados aos processos ou não. Isso pode resultar em um melhor planejamento, além de evitar a perda de prazos.
2. Automatização dos processos
A automatização de processos permite ao departamento a exclusão de ações burocráticas ou repetitivas e pode ser a solução para quem busca otimização de tempo e aumento na produtividade. Além de um maior controle sobre os prazos, informações e desempenhos, redução de custos, erros e riscos operacionais, a automação ainda oferece autonomia ao departamento.
Docket
Fundada em 2016, a Docket é uma lawtech que traz soluções para tornar o departamento jurídico mais produtivo, atuando na busca, gestão e pré-análise de documentos em todo o Brasil, sendo especializada na otimização e automação de diversos processos que envolvem documentação.
Além da redução de 80% do tempo no prazo de obtenção dos documentos, a plataforma Docket, proporciona agilidade e praticidade, que proporcionam um aumento significativo de produtividade, além da maior organização e ganho de tempo nas principais operações que envolvem documentos.
3. Autonomia
A automação de processos em uma organização, por meio de um bom software de gestão, proporciona mais autonomia para o departamento, dando aos profissionais a possibilidade de permanecerem focados em outras tarefas mais complexas e que exijam mais de sua intelectualidade.
Por isso, se o departamento receber a ajuda dos softwares de automação, o tempo restante resultante deve ser utilizado de maneira consciente, dando ênfase às tarefas mais importantes.
4. Boa gestão de custos
Fazer um controle de gastos e investimentos do setor por meio de planilhas, por exemplo, para verificar quais são seus principais gastos, é uma boa sugestão para avaliar como a empresa pode reduzir gastos desnecessários.
A automação dos processos certamente trará uma boa redução dos custos, além de evitar pagamentos errados, que agrega mais confiança para as atividades e análises do departamento jurídico.
5. Implementação da Inteligência Artificial
Cada vez mais constante em nosso dia a dia, a inteligência artificial chega ao mercado jurídico com o intuito de melhorar a produtividade e reduzir custos.
Departamentos jurídicos de muitas empresas já se aliam ao uso da tecnologia de IA, que, geralmente, é usada como um assistente virtual, fazendo a coleta de dados, análise de diferentes documentos, entre outras funções.
6. Jurimetria
Com o uso da jurimetria, podemos prever o provável resultado de alguma decisão judicial referente a um processo.
A tecnologia de IA também é utilizada na jurimetria, como uma aliada, possibilita a análise do histórico de resultado de determinado processo e, assim, possibilita a criação de potenciais estatísticos para a sentença.