Um dos destaques da economia brasileira, o Agronegócio já representa cerca de 20% do PIB Nacional, movimentando 570,31 bilhões de reais em valor bruto de produção. Parte fundamental dessa economia é o financiamento agrícola.
Com o aumento de 45% na contratação de crédito rural da safra 18/19, o financiamento agrícola já ultrapassa a casa do bilhão em valores investidos, auxiliando vários níveis da cadeia de produção do setor.
Como funciona o financiamento agrícola?
Utilizado para o comércio e produção do agronegócio, o financiamento agrícola trabalha com empréstimos a menores taxas de juros e condições de pagamentos especiais, possibilitando melhores cenários de contratação para o produtor rural.
O crédito rural é dividido em três modalidades, vamos a elas:
Crédito de custeio
Relacionados às despesas da produção, o crédito de custeio é voltado para os custos relacionados a todas as cadeias da produção direta, desde a necessidade dos insumos e grãos, até a colheita.
Crédito de investimento
O crédito de investimento é voltado para a contratação de serviços ou produtos duráveis. Ou seja, investimentos que serão realizados apenas uma vez, mas com benefícios duradouros.
Compras de máquinas, construções, reformas e equipamentos são alguns exemplos de aplicações do crédito de investimento.
Crédito de comercialização
Para o produtor rural e as cooperativas, o crédito de comercialização é voltado para potencializar e auxiliar a venda dos produtos do Agronegócio no mercado.
O crédito de comercialização é muito importante para auxiliar nas oscilações de preços dos produtos, processos de armazenamento, entre outros.
Solicitando o Crédito Rural
Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem buscar o financiamento agrícola. Ele é formalizado através de documentações e projetos estruturados junto à instituição financeira.
Para conseguir a aprovação do crédito rural, é necessário a presença de algumas garantias que variam de um fornecedor de crédito para outro. É fundamental entender o momento da sua produção para identificar quais são os próximos passos.
Ainda tem dúvidas? O Banco Central desenvolveu um manual completo sobre o crédito rural e você pode consultá-lo aqui! Não esqueça de assinar a newsletter do Documentos Jurídicos para receber tudo sobre o Agronegócio!