O que você precisa saber para investir no Agronegócio

investir no agronegócio

Investir no agronegócio pode ser uma grande oportunidade para quem pensa em investimento nos dias atuais, uma vez que é um setor bem amplo, que abrange desde o processo de produção das culturas, até sua comercialização.

O setor rural vem, progressivamente, se desenvolvendo e apresentando o crescimento do agronegócio nacional e sua grande importância econômica e social para a sociedade brasileira. 

Por isso, separamos algumas informações que você precisa saber para investir no agronegócio com uma LCA – Letras de Crédito do Agronegócio.

O que é uma LCA?

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) estão inseridas no grupo de melhores investimentos e vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado financeiro. 

Uma LCA é um título, emitido por instituições financeiras públicas ou privadas, como no caso dos bancos, e comprado por investidores. É um tipo de investimento de renda fixa, ou seja, permite que o investidor saiba o valor aproximado, ou até exato, do seu lucro, antes mesmo de realizar a ação.

Um banco emite diversos desses títulos e os vendem para investidores, porém, após um determinado tempo, ele os recompra e entrega ao investidor o valor da compra somado a uma taxa de juros.

Quando um investidor compra uma LCA, ele tem seu dinheiro “emprestado” pelo banco, que serve como um intermediário financeiro, para o produtor rural, a fim de custear atividades no ramo do agronegócio. 

O produtor rural, por sua vez, deve emitir uma CPR (Cédula do Produto Rural), alegando que está em débito com o banco e, somente assim, poderá receber o empréstimo.

Vantagens de uma LCA

As LCAs são isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas, como um incentivo do próprio governo. Além disso, a rentabilidade desses títulos está, geralmente, atrelada a um indexador extraído das operações de CDI (Certificado de Depósito Interbancário – empréstimos de curto prazo feitos entre bancos). A média das taxas dessas CDIs é utilizada como indexador dos títulos.

Investir em algo exige consciência e responsabilidade, e, por isso, saber os riscos que se corre, é mais que necessário, mesmo que sejam baixos, como nesse caso. 

O dinheiro investido em um título é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), para que, caso o emissor do título quebre, o investidor tenha seu dinheiro recuperado.

Existem preços adequados para diferentes bolsos, objetivos e perfis, porém, analisa-se que, quanto maior for o investimento, melhores serão as condições de prazo e rentabilidade.

Assim como o preço, existem diversos tipos de prazo, também chamados de vencimento. Podemos encontrar títulos com vencimentos curtos (até 1 ano) ou longos (podendo chegar a até 10 anos). 

Para calcular o investimento e o rendimento de uma LCA, basta acessar algum dos vários simuladores que se encontra na internet. Com eles, é possível comparar os melhores investimentos e selecionar todas as possibilidades por emissor, rentabilidade, vencimento e valor mínimo de investimento.

Gostou das nossas dicas para investir no agronegócio? Assine a newsletter do Documentos Jurídicos e receba tudo sobre o mundo agro!

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *