O crédito rural é, basicamente, um financiamento que auxilia produtores rurais, cooperativas e associações a ampliar suas operações, fazer investimentos e pagar a produção e a comercialização dos itens do setor agro.
Se considerado o mesmo pedaço de terra, os agropecuaristas brasileiros conseguem obter um retorno maior que os de outros países.
Anualmente, os bancos têm que reservar e aplicar 30% dos depósitos à vista, 60% dos depósitos em poupança rural e 35% das captações com LCA para aplicar em processos de crédito rural. O CMN (Conselho Monetário Nacional) estabelece direcionamentos para cada segmento rural de acordo com o perfil do produtor.
Segundo dados do IBGE, cerca de 48% de tudo que é produzido no campo passa pelas cooperativas, as quais são capazes de oferecer uma melhoria na qualidade de vida dos produtores e serem uma boa alternativa para o desenvolvimento sustentável da região.
Tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, podem solicitar uma das quatro finalidades de crédito, senda elas:
– Crédito rural de custeio: cobertura de despesas habituais dos ciclos produtivos, desde a compra de insumos até a fase de colheita.
– Crédito de investimento: aplicados em bens ou serviços, cujos benefícios ocorrem nos períodos vindouros. Exemplo: a compra de um trator.
– Créditos de comercialização: para proporcionar ao produtor rural ou às cooperativas, os recursos necessários para a comercialização dos produtos no mercado.
– Créditos de industrialização: para gerar mais renda aos beneficiários (produtores individuais ou cooperativas) e agregar maior valor à produção.
A obtenção do crédito rural envolve também a oferta de garantias que são determinadas junto à instituição fornecedora. Elas podem variar entre alienação fiduciária, hipotecas, penhor, fianças ou seguros, dependendo da instituição e em conformidade com as regras do CMN.
Os juros e encargos relacionados a esse tipo de financiamento também podem conter variações em razão da instituição fornecedora e de seus planos de crédito agrícola.
Plano Safra
O Plano Safra presta auxílio aos agricultores que querem custear a safra e investir. O plano é lançado a cada ano (sua vigência coincide com o período da safra agrícola) e reúne um conjunto de políticas nas áreas de assistência técnica e extensão rural, crédito, seguro da produção, preço, comercialização e organização econômica.
Gostou das nossas dicas? Quer saber tudo sobre crédito rural e Agronegócio? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do Documentos Jurídicos!