O crédito com garantia de imóvel pode ser uma das alternativas mais favoráveis do mercado para os que estão procurando opções de empréstimo.
Ele possibilita a obtenção de valores altos, com juros significativamente mais baixos do que as opções comuns, como o crédito pessoal (CP), o empréstimo consignado, o cartão de crédito e o cheque especial, além de não impor uma destinação específica para o dinheiro.
Ou seja, você pode usar o valor obtido para trocar todas as dívidas acumuladas por apenas uma que cabe em seu orçamento. Porém, o crédito deve ser utilizado de maneira inteligente, para não acabar gerando ainda mais dívidas ao contratante, o qual poderá correr o risco de ter seu imóvel leiloado para a quitação do valor.
O crédito com garantia imobiliária é indicado para quem está passando por algum período de necessidade financeira ou que precisa de dinheiro para investir na sua empresa.
O que é?
Também chamado de Home Equity, hipoteca ou alienação fiduciária, o crédito com garantia de imóvel é uma modalidade de empréstimo bastante popular nos EUA, que começou a ganhar força no Brasil recentemente.
O crédito permite obter um empréstimo pessoal usando um imóvel próprio e quitado como garantia, sem que haja a necessidade de vendê-lo. Além disso, pode ser contratado tanto por quem possui um imóvel residencial, quanto comercial, desde que ele esteja quitado, em seu nome, livre de ônus e com toda a sua documentação em dia.
Normalmente, esse tipo de crédito é ofertado com um período mínimo de 12 meses de pagamento, porém, pode alcançar 15, ou até mesmo 20 anos (máximo), de acordo com as condições da instituição financeira escolhida para contratação.
As taxas de juros são mais baixas e atrativas em comparação às alternativas do mercado, possibilitando menos aperto financeiro na hora de pagar as parcelas e maior fôlego para organizar sua situação financeira.
Como fazer?
A solicitação deve ser feita em uma instituição financeira (banco) que atue com essa modalidade, pois assim pode-se obter maior segurança e prevenção contra fraudes, cobranças de juros excessivos e outros problemas.
A liberação acontece conforme as regras da entidade procurada, embora os processos de contratação sejam, geralmente, simples. É válido ressaltar que o banco poderá fazer uma avaliação do imóvel antes de liberar qualquer quantia, para que seja possível aferir o valor do bem, além de um processo de análise de crédito.
Assim, muitas instituições financeiras também exigem a comprovação de renda, para confirmar se o contratante terá condições de arcar com as parcelas que não podem passar de 30% da renda mensal da pessoa.
Critérios para uma análise de crédito com garantia de imóvel
O crédito com garantia imobiliária permite solicitar quantias elevadas que podem chegar até 60% do valor do imóvel, desde que o candidato atenda aos critérios a seguir:
1- Avaliação do imóvel
O imóvel deve ser avaliado entre R$ 200 mil e R$ 5 milhões, bem como livre de ônus, quitado e com todas as suas documentações em dia.
2- Análise do banco
O banco, como já citado, poderá realizar um processo para checar e analisar o valor do bem, a fim de confirmar sua autenticidade.
3- Análise da renda
Por fim, é preciso possuir renda compatível para arcar com as parcelas. Esse tipo de empréstimo não é o mais recomendado para quem está muito endividado, exceto se for utilizar o valor para quitar as demais dívidas e ficar apenas com ele, pagando taxas mais em conta.
O crédito com garantia de imóvel tem diversas vantagens, porém, é válido destacar algumas delas, como: as taxas de juros mais baixas, o maior tempo para pagamento e os valores maiores do que em outras modalidades.