As operações de incorporação imobiliária são complexas e normalmente envolvem quantias muito altas. Os cuidados aos detalhes são fundamentais para evitar perdas significativas e garantir retorno do investimento.
Mesmo tendo variações, algumas etapas são fundamentais de serem executadas para garantir o sucesso da incorporação imobiliária. Confira quais são elas e leve mais sucesso ao seu empreendimento:
1- Área do empreendimento
Realizada em paralelo com a análise de mercado, identificar as possibilidades de terreno para construção do empreendimento é a primeira etapa.
2- Análise de mercado
É fundamental entender as tendências do mercado em relação à região da construção, ou seja, demanda, oferta, público, concorrência e outros fatores que podem influenciar nas vendas de maneira externa.
3- Estudo de Massa
Nessa etapa, os engenheiros e arquitetos realizam o estudo do potencial construtivo do terreno, sua configuração no terreno, a quantidade e orientação dos edifícios.
4- Análise Econômica
Essa é a etapa na qual se identifica a rentabilidade do empreendimento. Ou seja, são realizados todos os cálculos que envolvem custos da obra, divulgação, vendas, taxas etc, identificando o valor geral de vendas, comparando-o com a análise de mercado, a estratégia da incorporadora e identificando as oportunidades de lucro.
5- Financiamento
Após identificar a rentabilidade da incorporação imobiliária, é hora de procurar recursos para investimento através do plano de negócio. A captação desses recursos fica à critério de cada incorporadora.
6- Aquisição do terreno
Com os investimentos disponíveis, é o momento de realizar a aquisição do terreno para a incorporação imobiliária.
7- Aprovação do projeto
Depois de pronto, o projeto deverá ser aprovado junto à prefeitura da cidade onde a construção será realizada. Com a aprovação, é emitido o Alvará de Construção.
Sem esses documentos não é possível realizar o registro do memorial de incorporação imobiliária. Eles são fundamentais para o prosseguimento da operação.
8- Registro da incorporação
Obrigatório por lei, é necessário realizar o registro da incorporação, pois é ele que permite o lançamento imobiliário da obra. Aqui no Documentos Jurídicos você confere em mais detalhes o registro do memorial de incorporação imobiliária.
9- Início das vendas e divulgação
Após o registro, é permitido o início da divulgação do empreendimento, assim como as vendas das primeiras unidades.
10- Start no projeto e construção
Junto às vendas, pode-se iniciar a realização do projeto com a obra em si.
11- Assembleia da constituição de condomínio
Com a obra concluída, as chaves são entregues aos respectivos moradores e é realizada a assembleia de condomínio – ato jurídico com a individualização das matrículas de imóvel e de seus registros em cartório.
Gostou das nossas dicas sobre as etapas da incorporação imobiliária? Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários e assine nossa newsletter para receber todas as novidades do Documentos Jurídicos!