Presente no dia a dia organizacional de várias empresas, o fluxograma descreve processos, esteiras de entrega e operações importantes para o negócio. Mas, afinal, como funciona um fluxograma na prática?
O fluxograma de processo é uma descrição simples e super funcional de como deve trabalhar a operação do negócio. Com o fluxograma, a visualização completa de toda a entrega fica muito mais simples, possibilitando identificar qualquer processo com oportunidade de melhorias ou que não faça sentido.
Representação gráfica
Em forma de diagrama, para facilitar a compreensão, o fluxograma segue alguns “padrões” de composição, usando figuras para cada tipo de ação dentro do fluxo. As principais são:
Início ou fim do fluxograma:
Decisão:
Processos:
Conector:
Documento:
Existem algumas outras figuras que podem ser adaptadas de acordo com a necessidade do fluxo.
Inteligência do negócio
Mesmo com uma boa representação gráfica, o fluxograma só funcionará bem se o conhecimento a respeito da operação descrita for grande. Normalmente, uma cadeia de processos tem uma série de detalhes que são muito importantes para garantir uma boa entrega.
Esses detalhes precisam ser explicitados no fluxograma, para que toda a operação seja compreendida.
Informação e visualização
Unindo a representação gráfica bem estruturada e as informações completas sobre a operação, o fluxograma funcionará de maneira mais orgânica. Com isso, é possível atingir os principais objetivos e entender toda a esteira de maneira mais simplificada e rápida.
Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre fluxograma e processos? Assine a newsletter do Documentos Jurídicos para receber todas as novidades sobre gestão e o mundo jurídico.