Em um cenário cada vez mais competitivo do empreendedorismo no Brasil, algumas técnicas de gestão empresarial auxiliam as lideranças das empresas a garantirem o máximo de produtividade e desempenho ao negócio.
É possível adotar uma ou mais técnicas ou até mesmo desenvolver uma própria. O mais importante, ao tratar desse assunto, é conhecer seu negócio, entender qual cenário é mais efetivo e o que o mercado tem testado e gerado case.
Algumas técnicas de gestão empresarial são bem consolidadas e podem ajudar o seu negócio. Confira 4 dicas do DJ!
1 – OKR
O Objectives and Key Results (OKR) é um método super adotado por startups e empresas diversas. Com cases de sucesso, inclusive no Google, o OKR deve ser simples, direto, objetivo e mensurável.
O OKR ajuda a definir “aonde se quer chegar” e quais ações (todas mensuráveis) serão feitas para isso. Resumidamente, é um processo que auxilia os colaboradores e as equipes a baterem suas metas.
Esses objetivos e os resultados-chave são feitos pelas equipes e estão diretamente ligados aos objetivos macro do negócio. A mensuração de resultados é feita a cada final de trimestre, também chamado de Quarter.
Quer saber um pouco mais sobre OKR? Confira aqui o que a Laura Catalani, líder da área de Folk, na Docket, falou em entrevista para o Blog da Feedz.
2 – Ciclo PDCA
Fundamental para uma melhoria contínua nos processos, o ciclo PDCA é uma das técnicas de gestão empresarial. Ele utiliza um tipo de “circuito” para potencializar o desempenho processual da sua empresa.
A ferramenta do ciclo PDCA tem como estrutura planejar (Plan), fazer (Do), checar (Check) e agir (Act).
Planejamento
Essa etapa é feita de maneira mais simples e direta. É preciso identificar os objetivos da ação, com base no problema que deverá ser solucionado.
Fazer
Execute o plano de ação monitorando de maneira efetiva se o planejamento foi bem estruturado. Não esqueça de seguir os passos de maneira regrada e com foco no que realmente importa.
Checar
Essa fase precisa ser iniciada junto à anterior. Afinal, é necessário mensurar os resultados conforme as ações são executadas, garantindo que os possíveis erros sejam identificados e ajustados rapidamente.
Analise os mensuráveis para entender se a realização está em sinergia com o planejamento e faça o controle para entender se os resultados estão ou não sendo atingidos.
Agir
Após a confirmação se os resultados foram atingidos é o momento de adotar o plano como padrão e colocá-lo em prática em uma escala maior. É importante sempre lembrar de implementar os ajustes, caso algum ponto crucial fuja do planejado.
3 – Acompanhar e avaliar KPI – Indicadores de Desempenho
Key Performance Indicators (KPIs), conhecidos, em português, como indicadores-chave de desempenho, são as métricas utilizadas para avaliar uma equipe ou colaborador.
Definir quais serão essas métricas é fundamental. Os números certos farão com que seu negócio alcance os objetivos estipulados – números errados podem ter um efeito negativo.
Por fim, tão importante quanto estabelecer os KPIs é fazer o acompanhamento. Dessa maneira, é possível realizar modificações, avaliações e alterações quando houver necessidade.
4 – Automatização dos processos
Um dos papéis fundamentais do gestor é potencializar a produtividade da empresa ou equipe, possibilitando que cada colaborador tenha e recursos para desempenhar o melhor do seu trabalho.
Desde o desenho do processo até o final da esteira, automatizar tarefas mais operacionais possibilita um dia a dia muito mais simples ao executar as atividades. E o mais importante: aumenta a produtividade, reduz os custos e aumenta as expectativas de negócio.
Gostou das dicas? É importante analisar a que mais faz sentido para o seu negócio e adaptar à maneira que melhor atende às suas necessidades. Para mais dicas sobre gestão, assine a newsletter do Documentos Jurídicos!