Calcular a produtividade de uma empresa é ter controle do empreendimento, por isso saber como mensurar esse indicador é uma parte fundamental para qualquer empresário. A partir do número, é possível identificar se a companhia está em sua capacidade máxima ou pode produzir e entregar mais e melhor. Da mesma forma que torna-se fácil identificar se existem produtos e serviços considerados mais interessantes por seus clientes.
O cálculo de produtividade vai trazer, basicamente, em quanto tempo e com quanto dinheiro a sua empresa executa determinada atividade. Dessa maneira, também fica visível a quantia que está sendo gasta em departamentos e produções e projetar quais são os entregáveis se a quantia ou o tempo aumentar ou diminuir.
Vamos entrar mais no detalhe para explicar o conceito e como calcular a produtividade da sua empresa. Tem interesse? Continue no DJ e boa leitura!
Afinal, o que é produtividade da empresa?
A produtividade da empresa é baseada na relação entre as saídas e as entradas de dinheiro. Para que uma empresa seja considerada produtiva, ela deve ser capaz de gerar mais produtos e serviços com menos gastos e em menor tempo. Lembrando que o nível de qualidade da entrega deve ser igual ou superior.
Quando isso acontece, o preço do produto final supera os custos de fabricação, assim como os custos fixos. A empresa, então, se torna autossustentável e até mesmo lucrativa, sendo o resultado perfeito para todo o empreendedor.
Calculando a produtividade
Unidade de Medida
O primeiro passo é escolher qual unidade de medida será utilizada como base, e isso varia de empresa para empresa. Existem aquelas que preferem utilizar valores monetários, enquanto outras utilizam o número de entregas de serviço ou de bens produzidos. Independentemente do escolhido, é importante ressaltar que a medida escolhida deverá ser a mesmo durante todo o processo.
Depois disso, é preciso definir o tempo que será usado nos cálculos de produtividade. Você quer ter semanas, meses, anos, décadas como base? Fique à vontade para definir o período que faça maior sentido para o seu negócio. Lembrando que quanto menor o tempo, mais fácil é realizar esse cálculo.
Pronto. Agora é preciso verificar quanto foi produzido no tempo determinado. Caso você tenha escolhido avaliar a quantidade de bens, por exemplo, no período de um mês, pode ter chegado a uma entrega de mil peças ou qualquer que seja o seu produto.
É possível determinar, também, o número de horas gastas no período considerado para produzir aquela quantidade de bens. Ao chegar nesse nível de detalhe, sabe-se que os funcionários investiram um total de, por exemplo, 5 mil horas trabalhadas. É importante considerar o número de horas de produção, montagem, administração, supervisão e todas as etapas do projeto.
Quer saber mais sobre empreendedorismo e outros assuntos relacionados? Inscreva-se na nossa Newsletter e fique de olho nas novidades do DJ!