Ideal para documentar e ilustrar o fluxo de trabalho, o fluxograma de processo é ótimo para comunicar de maneira simples e eficiente os processos de uma determinada tarefa, ação ou entrega de produto/serviço do seu negócio.
Utilizando figuras e ícones, o fluxograma de processo é um diagrama, um desenho, com toda a “esteira” das tarefas.
Entendendo os seus processos
Ao desenhar os processos e integrá-los ao fluxograma, torna-se mais simples e fácil a visualização e compreensão da entrega como um todo.
Essa transparência faz a toda diferença na hora de avaliar o processo operacional e no desenvolvimento de um novo produto para a sua empresa. Isso porque o fluxograma evidencia todas as etapas necessárias, facilitando a identificação de um problema ou possível problema.
Esse “mapa” com a cadeia dos processos é base para todas as análises necessárias, auxiliando o controle e desenvolvimento da equipe e da entrega.
Passo a passo para criar o fluxograma de processos
Defina o fluxograma
O fluxograma pode descrever os processos relacionados a: área, produto, entrega e outras variações.
Cada gestor tem sua preferência para mapear os processos. Portanto, busque entender o que faz mais sentido para sua equipe e seu modelo de negócio.
Identifique e destaque as ligações dos processos
Cada processo tem sua função na cadeia operacional. Identificar suas ligações é fundamental para um fluxograma de processo completo, já que as tarefas são correlacionadas e o mapeamento precisa ser claro quanto ao fluxo de atividades.
Com as ligações bem destacadas, a percepção de todos quanto à necessidade de cada operação para alcançar o objetivo final fica muito mais aflorada.
Descomplique o fluxo
Muitas vezes, a vontade de fazer o fluxograma de processo muito completo acaba tornando-o complexo e até prolixo.
Esse mapeamento precisa ser de fácil compreensão. Descomplique as etapas e aprofunde na descrição do processo. Torne as informações mais acessíveis e, ainda sim, completas.
Desenhe e mapeie bem o processo
Quando os processos não estão bem claros, entender o fluxo em detalhes é muito mais difícil! Ou seja, mesmo com uma boa visão do macro, é fundamental detalhar e potencializar também o micro.
Tem dúvidas sobre como desenhar os processos do seu negócio? Clique aqui e veja nossas dicas!