Em 2019 o programa de inovação da CPFL, em parceria com a Endeavor, gerou mais de 7 milhões de reais em negócios com as scale-ups que participaram da sua segunda edição. Além dos valores, o programa auxiliou a aceleração de 12 empresas através de mentorias dos executivos do grupo durante 5 meses.
Segundo o presidente da CPFL Energia, Gustavo Estrela: “A parceria com as Startups é fundamental! As startups agregam muito. Não só com novas ideias, novas soluções, novas tecnologias, mudanças no jeito da gente fazer as nossas atividades, mas também com uma cultura de simplicidade, uma cultura de agilidade que muitas vezes uma empresa com o tamanho da CPFL, não tem”.
Durante o processo, foram aprovados: cinco projetos de pesquisa e desenvolvimento, duas soluções para Eficiência Energética e oito provas de conceito. De acordo com Gustavo Estrela, a CPFL tem mais de 10 parcerias com essas empresas inovadoras e mantém a intenção de dar continuidade a essas propostas.
Docket
Uma das empresas participantes da segunda edição do programa de inovação aberta CPFL Inova foi a Docket. A startup desenvolveu uma plataforma que ajuda as grandes empresas a escalarem o processo e reduzirem em até 80% o prazo na obtenção de documentos de todo o Brasil.
“A gente costuma ver que essas empresas levam um grande tempo fazendo esse processo (obtenção, análise e gestão de documentos), muitas vezes através de controles em checklists, em trocas de e-mail. Através da plataforma da Docket, a gente consegue reduzir em 80% do prazo da obtenção desse documento, além de possibilitar toda a gestão do fluxo e visão de todo o processo.” Explica Pedro Roso, um dos fundadores e CEO da Docket.