5 tipos de Due Diligence

tipos de Due Diligence

A Due Diligence, ou Diligência Prévia, não é somente uma simples auditoria. Podendo ser aprofundada em diversos fatores como ambientais e contábeis, a auditoria de due diligence faz a avaliação dos riscos dos negócios em geral.

Pensando nisso, separamos os 5 tipos de Due Diligence mais comuns, para que você conheça um pouco mais sobre cada uma. Confira!

1- Due Diligence de Compliance 

A Due Diligence pode ser considerada um dos pilares do Programa de Compliance. Com a Lei Anticorrupção, as empresas podem ser responsabilizadas por atos cometidos em seu benefício, mesmo sem sua ciência ou autorização. A inspeção prévia se dá para evitar vínculo com uma empresa que pode vir a cometer algum ato ilícito e trazer consequências. 

Durante o processo, serão verificadas ações judiciais da qual a empresa pode estar participando, irregularidades fiscais, aparições na mídia e questões ambientais. Serão avaliados também o relacionamento com o meio ambiente e com a comunidade, bem como a efetividade de seu programa de Compliance, se existir. 

Porém, atualmente, não é muito recomendado a vinculação com uma empresa que não tenha programa de Compliance, pois a mesma pode estar sujeita a muitos riscos. Além disso, também podem ser verificados os relacionamentos da empresa com a administração pública e a frequência dessa interação. 

2- Due Diligence de Terceiros

Existe uma forte relação entre as empresas brasileiras e o uso de terceiros. Grandes empresas podem possuir centenas de fornecedores ou prestadores de serviços espalhados pelo país, ou pelo mundo. 

Mas por essa razão, é um dos pilares do Compliance. A estrutura e os procedimentos para fazer o Due Diligence precisam ser estabelecidos antes de surgir uma nova relação, tornando o processo necessário e mais eficiente. 

Para realizar essa inspeção, serão analisados aspectos financeiros, contábeis, previdenciários, trabalhistas, imobiliários, tecnológicos, jurídicos, entre outros.

3- Due Diligence em Fusões e Aquisições

Ao fazer uma fusão ou aquisição, você está aceitando absorver tudo de uma outra empresa, o que trará muitos benefícios. Porém, também poderá lhe proporcionar prejuízos associados. 

Quando a Due Diligence é feita antes de se fundir, geralmente, são feitos todos os tipos de análises, pois tudo sobre aquela empresa estará associado a você a partir de um determinado momento. 

Portanto, qualquer tipo de problema, de qualquer setor, poderá ser um risco para o presente e o futuro. 

4- Due Diligence Ambiental

As Due Diligences ambientais, geralmente, são feitas quando irá ocorrer uma relação com uma empresa que possui maiores impactos no meio ambiente, como empresas que trabalham com extração de minérios ou petróleo, por exemplo. 

Como dito, as consequências da falta de manutenção e de procedimentos de emergência podem ser muito graves. Um dos aspectos analisados é o cumprimento das leis ambientais, além da contaminação da água, solo e processos existentes de resposta de emergência e prevenção de acidentes. 

Esse tipo de auditoria também pode ser feita na compra de um imóvel, como no caso de imóveis que foram construídos em terrenos ilegais. 

5- Due Diligence Trabalhista

Para evitar possíveis problemas jurídicos é importante consultar o histórico trabalhista da empresa. Nessa análise, podem estar envolvidos: processos trabalhistas em andamento ou já finalizados, falta de documentos ou assinaturas dos colaboradores e a verificação da conformidade de cargos, salários e benefícios.

Quais os tipos de Due Diligence você aplica no seu negócio? Deixe nos comentários e assine a nossa newsletter para receber todas as novidades do Documentos Jurídicos.

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *