O processo para aplicar a due diligence deve ser feito para as empresas que pretendem realizar contratações, aquisições ou firmar negócios com terceiros.
A due diligence analisa, estuda e avalia informações de diversos setores de uma empresa e seus riscos.
É um processo para analisar se há simetria entre as informações da negociação de uma empresa, além de suas projeções financeiras. Aplicar a due diligence se torna algo necessário tanto para o vendedor, quanto para o comprador, pois, com ela, podem ser apurados possíveis fatores negativos que comprometam a realização do negócio.
Identificando o posicionamento no mercado e sua projeção para o futuro, a auditoria de due diligence também mostra os principais concorrentes e suas bases, situações fiscais e contábeis, e as estratégias que precisam ser formuladas para evitar questões financeiras.
Para aplicar a due diligence, deve-se formar uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas, pois eles, conjuntamente, disponibilizarão uma lista de documentos e perguntas que deverão ser respondidas pela empresa auditada.
Com o avanço da tecnologia, existem, atualmente, plataformas virtuais para gerenciar a due diligence e data room, onde é possível fazer uploads, acessar e compartilhar documentos. Além disso, também pode-se solicitar, fazer esclarecimentos e acompanhar de forma efetiva o andamento de todo o processo, dentro dos prazos previamente fixados, até a geração do relatório final do procedimento.
Nesse contexto, separamos 4 dicas para aplicar a due diligence em sua empresa, acarretando maior visão geral dos negócios, atração de investidores e análise de riscos. Confira!
1- Cronograma de atividades
Primeiramente, é essencial levantar as possíveis atividades que serão realizadas de forma organizada e estruturada. Após isso, deverá ser criado um cronograma contendo o início e o fim do procedimento, para que tudo possa sair conforme o planejado e dentro do prazo estabelecido.
2- Reunião
Promover uma reunião inicial com todos os membros do time responsável pela due diligence, pode ser fundamental. O encontro poderá ser dirigido pelo coordenador do time e terá como objetivo descrever a operação em que o processo se insere, além de entender os objetivos e o foco principal, distribuindo tarefas entre os membros da equipe e esboçando/padronizando os métodos de trabalho que serão desenvolvidos.
Além disso, ainda é possível antecipar possíveis contingências potenciais ou previstas e evidenciar as preocupações expostas pelo cliente em questão.
3- Lista dos documentos e informações
Para garantir que tudo saia do jeito que foi planejado, definir com antecedência as informações e os documentos que serão analisados e encaminhados pelo cliente, é imprescindível. Por isso, fazer uma lista enumerando cada um deles pode ser o melhor caminho para facilitar na hora de conferir se tudo foi separado como solicitado.
Conforme os documentos e as informações forem chegando, à lista deverá ser atualizada e encaminhada, constando quais itens ainda estão pendentes, os que já foram recebidos e os que apresentaram algum tipo de divergência.
4- Relatório final
Após a realização da análise de todos os documentos disponibilizados pelo cliente durante o procedimento de due diligence, o advogado da equipe deverá elaborar um relatório com os principais fatos e contingências que foram identificados, com o fito de ajudar na continuidade da operação.
A due diligence possibilita a criação de pontos de melhoria e o planejamento de novos projetos, porém, para que isso seja possível, é necessário contar com bons advogados, que sejam qualificados e competentes para a realização da atividade com credibilidade e eficiência.