Não é mais novidade que as lawtechs, estão revolucionando o mercado jurídico de forma bastante acelerada. Essas startups, que associam advocacia com tecnologia, criam soluções para melhorias do setor, trazendo agilidade e praticidade à rotina dos profissionais e departamentos jurídicos.
A revolução digital vem trazendo inúmeras mudanças, tanto para a advocacia atual, quanto para os futuros advogados. Além do aumento da produtividade e da otimização do tempo nos processos, os profissionais do futuro podem acabar sofrendo algumas alterações pessoais, advindas das transformações.
Para esses profissionais, será fundamental desenvolver cada vez mais o ownership, proatividade e capacidade de inovação. Além de possuir habilidade para negociações e, claro, facilidade com as novas tecnologias.
As inovações aplicadas pelas lawtechs resultam em uma melhora significativa da eficiência na área jurídica ou nos escritórios, possibilitando que os advogados se mantenham mais concentrados em atividades que possuem uma maior complexidade e que necessitem de carga mais intelectual.
Os advogados serão substituídos?
Não. Na verdade, a tecnologia é uma aliada da área jurídica, atuando em conjunto com a gestão e possibilitando maior celeridade e desempenho para os advogados e profissionais jurídicos.
Os advogados são fundamentais para a eficiência de toda esfera jurídica brasileira, a união e sinergia entre esses profissionais e a tecnologia das lawtechs é o futuro e auxiliará o avanço em todo o segmento.
Docket
Como exemplo de lawtech, a Docket, que torna simples a busca, gestão e pré-análise de documentos cartorários e forenses em todo o Brasil, reduz custos e tempo na obtenção dos documentos em até 80%.
Fundada em 2016, a plataforma da Docket conta com a tecnologia para possibilitar maior produtividade, praticidade, organização e ganho de tempo nas principais operações que envolvem documentos.
Gostou das nossas dicas? Quer saber tudo sobre o universo jurídico e negócios? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do Documentos Jurídicos!