6 passos para implementar o compliance

Implementar o compliance

Manter todas as atividades dentro do padrão de qualidade e especificações legais são fundamentais para o bom desempenho de qualquer empresa. Nesse cenário, os programas de compliance são cada vez mais importantes para evangelizar a cultura e inspecionar para que as entregas sigam os padrões e regras.

O compliance é um processo importante de auto regulação que reflete os valores e culturas da organização, garantido qualidade e responsabilidade com as diretrizes do negócio.

Mas como implementar o compliance?

Mesmo que não exista uma regra pré-definida para implementar o programa de compliance, é importante adequar-se as leis específicas que sua empresa precisa seguir, além de algumas etapas que podem ajudar a execução.

Confira aqui no DJ X passos para implementar o compliance:

1 – Alinhe conduta e especificações

É fundamental que a conduta, os valores e a conduta estejam bem estabelecidos. Identifique com a liderança do negócio quais são os objetivos reais, eles deverão nortear todas as ações não só da equipe de compliance, mas da empresa como um todo.

2 – Conheça os riscos e elabore os diagnósticos

Avalie todos os problemas de conduta e quais são as leis que permeiam os departamentos, inclusive os decretos ou atitudes que possam ir contra os valores da companhia.

Com o cenário mapeado, é fundamental destacar o diagnóstico das atividades e quais os principais pontos de melhoria.

3 – Estabeleça as regras

Defina novas regras ou reitere as já estabelecidas, essas “novas condutas” irão pautar o compliance e como deverão agir os colaboradores do negócio. Essa não é uma etapa estática, e deve inclusive, adaptar-se as necessidades do negócio e as novas definições legais.

4 – Equipe

Uma equipe deve ser estabelecida para as execuções de compliance além de ser muito alinhada aos objetivos e valores do negócio. Os níveis hierárquicos podem variar conforme o investimento disponível e o nível de profundidade das demandas.

Tão importante quanto a elaboração da equipe, é imprescindível que toda a empresa seja capacitada para executar as novas diretrizes.

5 – Defina canais de comunicação

Análises, acompanhamento de anomalias e de denúncias são etapas das operações de compliance. Estabeleça canais de comunicação e os mantenha disponível para que o público interno e externo possa se manifestar e apontar melhorias.

6 – Mensure e corrija

Assim como toda ação executada no cenário corporativo, o programa de compliance deve ter os seus resultados (quantitativos e qualitativos) acompanhados, e mais importante que isso, ações de correções tomadas quando necessárias.

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